quarta-feira, 6 de junho de 2012

E ocupamos o Centro da capital goiana! Ocupamos o Centro Oeste!

*Por Arilene Martins e Pedro Ferreira

No dia mundial do meio ambiente (05/06) realizamos o Recid Ocupa Centro Oeste em Goiânia, a ação aconteceu na praça do bandeirante centro da capital goiana.

Divulgamos e distribuímos o manifesto da Recid Centro Oeste em apoio às lutas contra hegemônica na região. Como por exemplo, a luta por um novo modelo agrícola, sendo necessário para tanto uma reforma agrária de fato, com produção diversificada e pautada na agroecologia. Além da luta pelo limite da propriedade rural, do cerrado, do pantanal, mata atlântica e da floresta amazônica.

Denunciamos o uso criminoso dos agrotóxicos nas grandes plantações de cana de açúcar e soja na região, mostrando o quanto isso não é só prejudicial ao meio ambiente como também a nossa saúde.

Pontuamos o retrocesso que tem sido as alterações que estão sendo propostas a o código florestal brasileiro assim como a crescente criminalização da pobreza e dos movimentos populares, em especial o extermínio da juventude, dos povos indígenas e dos movimentos que lutam por reforma agrária.

 Também falamos a cerca do processo de privatização dos bens públicos, da especulação imobiliária e da corrupção, colocando para população a necessidade de uma reforma política.

A população goianiense que passou na praça do bandeirante foi bem receptiva com a ação, pegando o nosso manifesto assim como fazendo declarações de apoio a nossa luta.

O povo com a palavra

Nesse sentido o microfone foi aberto para que as pessoas que estavam passando pudessem se expressar a cerca das dificuldades enfrentada pela classe trabalhadora no dia-a-dia.

Sendo esse um dos momentos mais significativos da atividade. Pois varias companheir@s tomaram o microfone e falaram a cerca descaso com a saúde pública, com o transporte coletivo a criminalização da pobreza e a corrupção.

E ocupamos o Centro Oeste

Essa atividade foi ou está sendo realizada em todos os estados do Centro Oeste (MT, MS, GO e DF), organizada pelos educadores e educadoras populares que constroem a RECID na região em conjunto com os movimentos populares.

A luta continua

A atividade foi avaliada como muito positiva, sobretudo pela receptividade e apoio da população. Foram distribuídos centenas de manifesto pontuando e defendendo as principais lutas do movimento popular na região. Assim também como as falas que reafirmaram a necessidade do povo se organizar e lutar para fazer as transformações necessárias potencializando as lutas que já vem sendo desencadeadas, a exemplo da luta pela reforma agrária, em defesa do meio ambiente e contra o novo código florestal, contra as privatizações entre outros.

A atividade com certeza contribui para construir uma unidade maior entre as lutas que vem sendo desencadeadas na região, mais, sobretudo mostra a necessidade de ocuparmos ruas e praças para dialogar com a população, e trazê-los para os movimentos organizados, pois é impossível fazermos as transformações necessárias sem o povo organizado.

O ocupa Centro Oeste mostra também a importância de não fazermos política só para dentro, sendo por tanto necessário ir ao encontro da população para dialogar com a mesma. Com uma estrutura mínima é possível fazer uma grande ação de agitação fazendo com que os trabalhadores e trabalhadoras reflitam minimamente.

*Educadores Populares da RECID-GO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário