quarta-feira, 13 de junho de 2012

Manifesto dos Movimentos Populares de Goiás pelo Fora Marconi


 MANIFESTO DOS MOVIMENTOS POPULARES DE GOIÁS PELO FORA MARCONI

PORQUE GRITAMOS FORA MARCONI!

FORA MARCONI, POR AGENCIAR A CORRUPÇÃO EM GOIÁS!

“Quem lutou e pôs o Marconi lá fomos nós”. afirmou Carlos Cachoeira, o contraventor preso acusado de comandar uma quadrilha que se especializou em roubar o dinheiro público de várias formas.

A campanha de Marconi ficou em vinte e sete milhões (Dados do TRE-GO). Quantos milhões vieram da quadrilha do Carlos Cachoeira? É difícil saber, pois criaram formas de as doações parecerem legais. O dinheiro doado por Carlos Cachoeira para a campanha de Marconi veio de suas atividades ilegais, provavelmente do que já havia roubado do dinheiro público. Mas Marconi não foi eleito pelos votos daqueles que votaram nele?

Em uma eleição, quem tem mais dinheiro pode fazer uma campanha com muita publicidade e pode agradar os eleitores de muitas formas. A campanha é um momento de variados negócios. E o eleitor acaba sendo enganado e votando em quem faz mais promessas ou em que lhe presta algum favor.

De onde vieram os milhões roubados? De nossos impostos, do nosso bolso. É dinheiro que seria usado para a população ter acesso a todos os serviços de saúde do SUS, a boas escolas com profissionais da educação valorizados, a bom serviço de saneamento, a boas praças de esportes, a bons locais para cinema, teatro, dança e música espalhados pela periferia de Goiás, a boas bibliotecas, a bom transporte público. 

Mas esse dinheiro foi parar nas mãos de uma quadrilha que conseguiu nomear pessoas para vários cargos no governo Marconi e que tinha seus negócios ilegais e seus roubos protegidos por Demóstenes Torres e por dezenas de pessoas da confiança do governador, inclusive sua chefe de gabinete, os secretários de segurança pública e do DETRAN.

A quadrilha também tinha uma forte influência nos meios de comunicação nos níveis estadual e federal como a revista Veja e empresas goianas usadas para atacar os inimigos da quadrilha. O contraventor usava contatos na revista Veja para plantar noticias contra adversários políticos.

Ora, um governador que é governado por um chefe de quadrilha atualmente preso não pode continuar no governo. No entanto, não é só pelo caso evidente de corrupção vindo à tona agora, mas – sobretudo - pela política que o governo do PSDB tem desenvolvido no estado de Goiás, de criminalização da pobreza, de criminalização dos movimentos sociais  sucateamento e privatização dos bens públicos.

FORA MARCONI, POR PRIVATIZAR OS BENS PÚBLICOS!

Marconi Perillo tem posto em prática um intenso processo de entrega do bem público à iniciativa privada por meio de terceirizações (privatização) e de parcerias público privadas (PPP), com a justificativa de que irá melhorar o atendimento da população, mas, na verdade, é uma forma de privilegiar a rede privada na lógica do lucro em detrimento da qualidade dos serviços e dos servidores.

O governo começou sua entrega dos bens públicos pela saúde. Vários hospitais já estão sendo geridos por OS´s (Organizações Sociais). Mas ele não pensa em parar por aí: já estão na lista varias empresas e órgãos públicos, principalmente da área da cultura, que serão terceirizados. retirando  do Estado a responsabilidade por efetivar serviços públicos de qualidade a população.

FORA MARCONI POR CRIMINALIZAR A POBREZA E OS MOVIMENTOS SOCIAIS!

Pela existência de grupos de extermínio na Polícia Militar de Goiás: a operação Sexto Mandamento revela as violações de Direitos Humanos dentro do próprio Estado e, sobretudo, pelo extermínio de jovens nas periferias das grandes cidades.

Criminalização dos movimentos sociais e da pobreza: quem mais sofre com a criminalização são os pobres: encarcerados, jovens, negros, “favelados” e os movimentos populares que denunciam as violações de direitos humanos e, por isso, são fortemente vítimas de repressão, como por exemplo, a ação da segurança pública no caso da desocupação do Parque Oeste Industrial, na repressão aos movimentos de luta pela reforma agrária no campo.

Podemos apontar como emblemático o exílio forçado, em plena democracia, do Padre Geraldo da Casa da Juventude, grande defensor dos Direitos Humanos  que atuava no comitê de combate à violência policial e que, devido a ameaças de morte,  teve que sair de Goiás. Além dos dados alarmantes que mostram o aumento da violência por parte dos agentes das forças especiais. A grande maioria a policia militar é responsável por 12% dos homicídios cometidos em Goiás de 2003 a 2010 e 38 desaparecidos no período de 1999 a 2002, mais que na ditadura militar (Segundo dados do Cerrado – Assessoria Jurídica Popular).

A segurança pública de Goiás também está envolvida diretamente nos casos de corrupção evidenciados na operação Monte Carlo, inclusive com um apadrinhado político do senador Demóstenes Torres no comando da pasta.
FORA MARCONI, POR SUCATEAR A EDUCAÇÃO PÚBLICA!

A política avaliativa e as demais mudanças implementadas por esse governo foram planejadas em gabinetes, sem considerar a posição dos profissionais em educação. Ao contrário, têm sido impostas muitas vezes com a certeza da punição em caso de descumprimento. O autoritarismo tomou conta dos encaminhamentos na secretaria se estendendo às escolas e à UEG. Políticas de combate ao analfabetismo e continuidade da escolarização deixaram de ser implementadas por falta de interesse e compromisso deste governo.

O plano de carreira do servidor foi totalmente modificado, ignorando-se o esforço e gastos dos professores em cursos de formação. Os  administrativos também não foram contemplados em suas necessidades, recebem muito pouco, possuem um plano de carreira muito ruim e estão sobrecarregados de serviços, devido ao déficit de funcionários que é muito grande. As escolas estão sucateadas e cheias de contratos temporários sendo explorados. O Governo do Estado de Goiás infelizmente está contribuindo para a precarização da educação e para a extinção do profissional da educação. Fora Marconi, pela concepção militar de educação tomada como modelo para a formação de nossos adolescentes e jovens.

FORA MARCONI, POR PRIORIZAR O AGRONEGÓCIO EM DETRIMENTO Á REFORMA AGRÁRIA!

 Pela política agrícola que dá todo apoio aos grandes fazendeiros e às agroindústrias que têm devastado o Cerrado goiano, com a monocultura (cana de açúcar e soja), a criação de bovino e o uso criminoso de agrotóxico. Não há nenhuma política pública estadual de incentivo aos agricultores familiares e camponeses, sobretudo às famílias oriundas do processo de reforma agrária.  Assim, a pequena agricultura, tão importante para combater a destruição do meio ambiente como também levar alimentos saudáveis para mesa dos goianos, é deixada de lado em favor dos grandes latifundiários e das agroindústrias que produzem para exportação.

FORA MARCONI POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA!

Por favorecer o crime organizado em Goiás - o jogo do bicho.
Por atender aos pedidos de nomeação para cargos-chave do estado feitos por Cachoeira/Demóstenes e outras empresas.
Pela Evolução patrimonial de Marconi e Demóstenes, cujos patrimônios não condizem com a renda de gestor/parlamentar público.
Pela nomeação de amigo para no TCE- sem concurso público.
Pelo uso da máquina pública para fazer campanha eleitoral.
Pela compra de medicamentos sem licitação.
Pelo não afastamento dos secretários: De saúde - Antônio Faleiros; De Educação - Thiago Peixoto e de Cidadania - Henrique Arantes. Todos cometeram crimes de negligencia e violação dos Direitos Humanos.

 Junte- se a nós! Levante sua voz!  Fora Marconi! Fora s corruptos! Lugar de corrupto é na cadeia.  Prisão para todos. Devolvam nosso dinheiro! Queremos saúde de qualidade, boas escolas, bom transporte, bom saneamento, boas moradias, mais emprego, uma vida digna. A corrupção é estrutural e em Goiás tem sido um instrumento do campo conservador moralista. Precisamos combater essas práticas! Conclamamos todos os movimentos populares a responsabilizarem politicamente esse moralismo conservador.

Por Novas eleições para o Governo do Estado e para o Senado!

Fora Marconi! Fora Marconi! Fora Marconi!

Levante sua voz!  Fora Marconi. Fora corruptos.

FÓRUM DE MOVIMENTOS POPULARES DO ESTADO DE GOIÁS


Junho de 2012.



Nenhum comentário:

Postar um comentário